Projeto VaiViver: Renovação

IMG_8764

Tiramos esta foto cheia de detalhes de um tronco de árvore se renovando quando estivemos na Itália, em março deste ano. Era começo de primavera! O inverno é uma estação severa na maioria dos países europeus; as árvores perdem todas as suas folhas e a maioria delas não dão frutos e nem flores. Devido a escassez de alimentos, alguns animais migram para lugares onde a comida é menos escassa ou se preparam para o período de recessão. Na natureza, a chegada da primavera representa muito mais do que a abertura das flores ou um clima agradável. Ela representa a volta da fartura e a fertilidade! É a época em que tudo que é vivo se transforma … ou melhor, quase tudo! Eu vou explicar…

Vamos voltar alguns anos para trás… No tempo das avós das nossas avós, a comida não era tão abundante quanto nos dias de hoje e não tinham aquecedores elétricos! Não existiam agrotóxicos e sementes transgênicas, então tudo era plantado de acordo com as fases da lua, com as cheias dos rios e com a posição das estrelas. Tudo tinha o seu tempo certo para brotar e crescer. O inverno era um período infértil, quase nada germinava, ou seja, não crescia comida! O frio era a grande preocupação depois da fome, então lenha também deveria ser estocada. Durante todas as colheitas do ano, era preciso reservar um pouco para o período gelado, assim as famílias teriam comida, não passariam fome e poderiam desfrutar da fartura e do aconchego durante todo o ano! A volta da primavera era a celebração do final de um período frio e infértil, era a comemoração da vida, tempo de agradecer! Movidas por esse sentimento de gratidão, as pessoas renovavam a sua mente com alegria, o seu espírito com paz e o seu fôlego com o descanso, e então iniciavam o trabalho de preparação até a chegada do próximo inverno.

Acontece que, hoje em dia, as coisas não são mais assim! Se o armário está ficando vazio, basta ir ao supermercado, pagar e reabastecer a dispensa. Se está frio, basta ligar o aquecedor ou tirar a coberta de inverno do guarda-roupas. Pelo fato de não precisamos mais nos preparar, muitas vezes acabamos esquecendo que nós ainda precisamos nos transformar! Evidentemente, os nossos antepassados faziam isso de maneira espontânea porque estavam muito próximos e conectados a natureza, que se renova ciclicamente. No entanto, nós, seres do tempo do progresso, perdemos essa conexão e precisamos promover a nossa própria transformação.

O clima não é mais tão severo para nós e a escassez de alimentos também não. Agora, os nossos invernos e primaveras são outros! Os estudos, trabalho (ou falta dele), a  falta de saúde (física e mental) e as contas para pagar são as nossas maiores preocupações e a nossa primavera é tudo aquilo que nos renova e nos transforma! As primaveras são a família, as verdadeiras amizades, a bondade, o amor compartilhado e tudo aquilo que nasce da gratidão!

Lembre-se: se todos os dias você tem uma preocupação, é preciso ter também uma transformação, e então, renascer!

VaiViver

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Estes dias mesmo estava a pensar o quanto no passado, apesar das dificuldades, nos alimentávamos melhor por exemplo. Lendo este texto me lembre disto pois retrata exatamente o que vivemos na atualidade. Muita coisa mudou para melhor mas com certeza muita para pior.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s